Apresentação

Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia - SME, por intermédio do Departamento Pedagógico/Núcleo de Tecnologia Educacional, promoveu o 1º Concurso de Blog Educacional, intitulado “Blog: práticas pedagógicas e recursos digitais”, com o intuito de proporcionar um espaço de trocas de experiências e de visibilidade das ações desenvolvidas pelas Instituições Educacionais da Rede Municipal de Educação - RME.
Após avaliação dessa primeira experiência, considerada pelo Departamento Pedagógico e pelos participantes do Concurso, como uma estratégia bem sucedida de promover a criação da cibercultura nos espaços escolares, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Goiânia – NTE - abre inscrições para o 2º Concurso de Blog Educacional.
Entendemos que o blog, bem como os textos publicados na Internet, permite que pessoas possam vivenciar a experiência de ter a sua publicação amplamente divulgada e “imortalizada”. O registro em um blog institucional como uma forma de memória externa tem como finalidade auxiliar os envolvidos no processo educacional a refletir sobre sua própria prática e repensá-la. É uma ferramenta potencializadora de interação e construção coletiva de conhecimento, além de proporcionar visibilidade do trabalho realizado.
O concurso tem caráter pedagógico e busca ampliar os espaços de divulgação e troca de experiências educativas entre as Instituições Educacionais da RME, constituindo assim, um ciberespaço, uma rede de aprendizagem que aproxime a cultura digital dos processos educacionais. Serão premiadas as Unidades Educacionais que tiverem os Blogs classificados em 1º, 2º e 3º lugar. As demais instituições inscritas receberão certificados de reconhecimento e participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário